INFORMAÇÕES DO COLÉGIO

JAPERI, REGIÃO SUDESTE ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Brazil
Colégio de Excelência no Ensino Médio e Técnico da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Premiado em relevantes concursos nacionais e internacionais, possui Corpo Docente qualificado nas diferentes áreas do conhecimento. Diretoras: Alcidéa Dutra Petali e Katia Regina dos Santos Cruz. Contato: 21.2670-1211 Japeri-(RJ) E-mail: almtamandare@gmail.com

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PRINCÍPIOS NORTEADORES

O Colégio Estadual Almirante Tamandaré, integrante do sistema público de educação e ensino, funciona pautando-se nos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade, da liberdade e da solidariedade, tendo como objetivo difundir e aprimorar o ensino na comunidade onde está inserido, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e em conformidade com as metas, planos e programas do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

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quinta-feira, 24 de julho de 2014

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES DE 15 A 18 ANOS

EDUCAÇÃO
PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES


18/07/2014 - 15:24h - Atualizado em 18/07/2014 - 15:24h

Veja como participar

Pré-requisitos


- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro de 2015);

- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

- Ser aluno do ensino médio na rede pública;

- Pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida;

- Ter excelente desempenho escolar;

- Ter perfil de liderança e iniciativa;

- Ser comunicativo;

- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

- Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

Como se inscrever:
Via Facebook do programa: Acessar o link de inscrição no programa Jovens Embaixadores para preencher o formulário;

Se aprovado na primeira fase de seleção, identificar a instituição parceira mais próxima de sua residência e encaminhar o questionário preliminar devidamente preenchido juntamente com a documentação solicitada.

Etapas do programa:

ETAPA 1 – do lançamento do programa até 08 de agosto:
Via Facebook do programa: Os interessados prenchem o formulário de inscrição online e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e se foram aprovados ou não para a etapa 2:

“Aprovado para a etapa 2”: O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.

“Não aprovado para etapa 2”: Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.

ETAPA 2 – até o dia 20 de agosto:
O candidato deverá:

- Concluir o preenchimento do questionário preliminar;

- Selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet;

- Carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;

- Concluir o processo online.

IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 20 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link.

Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que o candidato selecionou.

ETAPA 3 – até 03 de setembro:
As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos.

IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.

Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá clicar em:

“Aprovado para a etapa 4: Exame escrito”

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 12 de setembro. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.

“Não aprovado para a etapa 4”

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher XXXX pré-requisito(s). IMPORTANTE: A instituição parceira deverá indicar qual dos pré-requisitos o candidato não preenche.

IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Fase 4, mas não tenha recebido o email confirmando o horário e local até o dia 9 de setembro, deverá entrar em contato com a instituição parceira para obter essa informação.

ETAPA 4 – 12 de setembro (entre 14h00 e 17h00):
Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília).

ETAPA 5 – até o dia 26 de setembro:
Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional.

A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semi-finalista”.

“Semi-finalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semi-finalistas e que participará na competição nacional por uma das 37 vagas do programa.

“Não aprovado na etapa 5”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não-aprovação do candidato nessa etapa.

ETAPA 6 – até 15 de outubro:
Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores.

ETAPA 7 – Até 24 de outubro:
Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2015.

ETAPA 8 – Outubro/novembro:
Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2015.

ETAPA 9 – Dezembro:
Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos.

ETAPA 10 – 07-09 de janeiro de 2015:
Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília.

ETAPA 11 – 09 de janeiro de 2015:
Embarque para os Estados Unidos.

ETAPA 12 – 10-31 de janeiro de 2015:
Programação em Washington-DC e estados-anfitriões.

ETAPA 13 – 01 de fevereiro de 2015:
Chegada dos Jovens Embaixadores no Brasil.

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